Casa bem protegida

Tecnologia se tornou grande aliada na hora de manter a residência segura

Além das medidas tradicionais de segurança, ela é um auxílio especialmente nesta época das férias

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/12/2017 17:51 Herlane Meira* /Estado de Minas
Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

A chegada do período de férias é sinônimo de lazer e tranquilidade. Para muitos, é a época perfeita para realizar a tão esperada viagem com a família. No entanto, algumas pessoas que vão viajar retornam para suas casas com surpresas desagradáveis, como furtos e invasões. Para um passeio mais tranquilo, vale a pena prestar atenção em alguns detalhes que garantem mais segurança à casa que ficará fechada. Medidas simples podem fazer do retorno das férias um momento de alegria, sem sustos ou prejuízos.

 Para Rodrigo Paiva, gerente de produtos da D-Link, além das medidas tradicionais de segurança, a tecnologia também se tornou uma aliada na hora de manter a casa segura e vigiada, mesmo que de longe. “A principal ideia é criar situações que mostre que o ambiente está protegido, como luzes acesas, câmeras e avisos de monitoramento, entre outras. A tecnologia entra para facilitar e ajudar as pessoas a ficarem tranquilas durante o período fora de casa”, afirma.

Ele ressalta, ainda, que a tecnologia hoje permite observar o que está ocorrendo em casa a qualquer momento e de qualquer lugar. “O consumidor tem a opção de instalar câmeras em casa de forma interna e externa e observar a segurança do local. Caso não queira ficar dependente de ‘vigiar’ o local onde mora durante a viagem de férias, há também a opção de adotar um sistema capaz de identificar qualquer movimento e acionar o proprietário no mesmo instante, para que as devidas ações sejam tomadas”, destaca Rodrigo Paiva.

Confira algumas dicas para tornar sua casa mais segura nas férias 

- Seja prudente nas redes sociais

Cada vez mais os ladrões pesquisam as redes sociais para escolher suas vítimas. Então, não publique na internet que está saindo ou viajando e tome cuidado para não revelar o endereço de sua residência. Evite dar detalhes de quando estará longe, fotos em tempo real das férias (espere chegar em casa) e também ostentar compras caras. Se realmente quiser expor sua viagem, ajuste a configuração de privacidade das redes sociais para que apenas os amigos vejam suas atualizações e desative as opções de localização. 

- Faça com que sua casa pareça habitada

Até mesmo casas vazias podem parecer ocupadas: acender as luzes dá a sensação de que há alguém (a tecnologia de timer ou acesso via internet é indicada nesses casos). Também é válido pedir para um parente ou vizinho pegar a correspondência, deixar sacos de lixo no dia em que a coleta passar e estacionar um carro na vaga de garagem. 

- Proteja o perímetro

Instale câmeras de segurança wi-fi na área externa para que os ladrões vejam que a casa é vigiada e exiba placas de companhias de segurança na entrada.   

- Reforce as entradas

Não se esqueça de trancar bem as portas - o ideal é usar um trinco de segurança para dificultar qualquer tipo de invasão. As janelas também precisam de cuidados, sendo recomendada a instalação de películas anti-intrusos. 

- Cuidado com a segurança interna

Para maior proteção, mantenha seus pertences em um cofre – ou esconda-os muito bem. As câmeras de monitoramento são grandes aliadas nessas horas. Escolha modelos que mostrem ao vivo, no celular, o que ocorre no ambiente e avisem quando algum movimento suspeito for detectado.

Fonte: D-Link

 * Estagiária sob a supervisão da subeditora Elizabeth Colares
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023