A escolha certa

Saiba o que é importante considerar na hora de comprar um imóvel e evite armadilhas

Na aquisição de uma unidade habitacional, alguns fatores devem ser observados, como aqueles inerentes ao próprio bem e outros como localização e organização do condomínio

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/01/2018 13:38 / atualizado em 18/01/2018 13:47 Augusto Pio /Estado de Minas
Reprodução/Internet/Pixabay

O mercado de imóveis viveu tempos de retração, mas já está se recuperando e se tornando um ótimo investimento novamente. A oferta ainda vem se mantendo à frente da procura, prejudicando, por muitas vezes, os vendedores, que têm de buscar algum diferencial e, naturalmente, se sair bem diante de algum tipo de negociação com um possível comprador. Agora, para aqueles que estão em busca de um imóvel para comprar, alguns fatores fazem diferença na escolha entre as diversas opções disponíveis no mercado e também podem ser levadas em consideração para conseguir possíveis descontos.

Vinícius Costa, presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), ressalta que, primeiramente, é necessário considerar os vários fatores que influenciam na hora de escolher um imóvel para compra. “Podemos defini-los em internos e externos. Os primeiros são aqueles inerentes ao próprio imóvel. Manter a manutenção da unidade em dia, o imóvel bem organizado, limpo, paredes pintadas e apresentar um leque interessante de benfeitorias que diferenciam a unidade das demais são alguns deles. Some-se a isso a devida organização da documentação da unidade, cabendo destaque para a certidão de matrícula, certidões fiscais e processuais dos vendedores e, principalmente, a regularidade fiscal com a municipalidade.”

Como fatores externos, o executivo explica que cabe destaque para a organização do condomínio e a localização. “Um condomínio bem administrado ou até mesmo que disponha de uma área comum recheada de atrativos tende a chamar mais a atenção do comprador. Também é costume pesar na compra a localização da unidade, ou seja, se existe facilidade de comércio no bairro, de acesso ao trabalho e se o lazer do comprador é facilitado ou não”, diz.

Vinícius ressalta que tais dicas devem ser observadas por quem vai comprar o imóvel e também servem como base para a negociação. Mas, independentemente dos atrativos que serão destaque na hora da venda ou compra, a aquisição deve ser sempre vista com cautela e nunca ser feita como um negócio a toque de caixa. “Devido ao valor da operação, regra geral, o comprador busca um financiamento habitacional para conseguir realizar o que para muitos é um sonho. Um financiamento hoje pode representar uma vida financeira ou até mesmo uma vida presa a algo. Portanto, antes de fechar qualquer negócio é importante analisar, conversar com a família, procurar um especialista jurídico e de engenharia e arquitetura para depois efetivamente fechar o negócio”, aconselha o presidente da ABMH.

Tags: compra imóvel

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023